Pássaros e Fotos

Friday, May 25, 2007

20/05/2007 - Domingo em Itatiaia - cores da mata atlântica


Sábado eu estava em Lorena, na casa da minha mãe. Resolvi tentar algumas fotos em Itatiaia, mais precisamente no Parque Nacional de Itatiaia, que fica cerca de 70Km de Lorena.
Chegando, na estrada do parque este gavião me dava as boas-vindas.













Após a foto do gavião, continuei subindo, e no caminho avistei três tucanos-de-bico-verde. Mas as fotos não ficaram boas.Continuei subindo, em direção ao Hotel do Ypê, onde o Rodolfo havia me indicado.

Cheguei no hotel, tomei um café da manhã e já no restaurante fiquei impressionado com a quantidade de pássaros na varanda do hotel.

Vários beija-flores, algumas saíras, araçaris (pelo menos uns 5). Fiquei mais ou menos 1 hora e meia fazendo algumas fotos.
Algumas delas estão abaixo.

Tangara seledon, saíra-sete-cores

















Orthogonys chloricteru, catirumbava




















Cacicus haemorrhous, guaxe














Cissopis leverianus, tietinga: acho esse bicho muito bonito. Foi a primeira vez que o avistei.














Dacnis cayana, saí-azul: não consegui uma foto boa da fêmea, somente algumas do macho.














Euphonia pectoralis, ferro-velho: mais um que avistei pela primeira vez. A foto não ficou com a nitidez que gostaria, mas dá pra ter uma idéia do bicho.




















Cacicus chrysopterus, tecelão: inicialmente achei que fosse o encontro, mas o colega Arthur me corrigiu. Mais um bicho avistado pela primeira vez.














Melanerpes flavifrons, benedito-de-testa-amarela: este me impressionou pelas cores. Muito vivas. E pela beleza também. Mais um que foi avistado pela primeira vez... a manhã rendeu... :-)




















Pteroglossus bailloni, araçari-banana: esse foi o campeão de aparecimeneto no hotel. Na verdade ficou lá o tempo todo. Pelo menos uns 6 indivíduos... Uma das minhas melhores fotos...




















Ramphastos dicolorus, tucano-de-bico-verde: lindo, de tonalidades de amarelo e vermelho muito vivos. Meio tímido, ficou sempre no alto da árvore...




















Trichothraupis melanops, tiê-de-topete: mais um que avistei pela primeira vez.














Turdus rufiventris, sabiá-laranjeira: eu já estava chegando na estrada do parque novamente, após ter saído do hotel, já tinha guardado a câmera quando esta sabiá apareceu ao lado da estradinha do hotel...

Sunday, May 13, 2007

13/05/2007 - Uma árvore, um banquete!


Hoje fiz algumas fotos que passei 1 ano esperando pra fazer. Isso porque as saí-andorinhas são uma espécie que imigram para o sudeste durante o mês de abril/maio. Ano passado eu até fui fotografar, mas nenhuma foto saiu boa.

Este ano eu rodei Campinas para procurar o melhor lugar, e as fotos eu acabei fazendo na praça ao lado da minha casa.

E o mais legal é que não foi só a saí-andorinha que eu fotografei. Como vocês podem ver abaixo, a árvore (Schefflera actinophylla) é um banquete para várias espécies.


































Saí-andorinha - fêmea


Saí-andorinha - fêmea

Saí-andorinha - fêmea e macho

Saí-andorinha - fêmea e macho

Sanhaço-do-coqueiro

Sanhaço-cinzento

Saí-andorinha - fêmea

Saí-andorinha - macho

Saíra-amarela

Saíra-amarela

Bem-te-vizinho

Bem-te-vi

Nei-nei

Sabiá-barranco

Monday, May 07, 2007

01/05/2007 - Uma surpresa

Eu havia feito a foto da fêmea do saí-andorinha, e já voltava pra casa quando ouvi um gavião "gritando". Parei, fiz a foto, não dei muita "importância" e fui embora.

Quando cheguei em casa que consegui verificar o motivo dos "gritos": ele ainda estava com seu troféu. Acabara de caçar um rato, que no momento da foto eu nem percebi.

Pena que a foto não ficou boa. Mas dá pra dar a idéia.


Sunday, May 06, 2007

01/05/2007 - As saí-andorinhas chegaram...

Fiquei o mês de abril olhando, observando, esperando... e no final do mês elas chegaram. E no primeiro dia do mês de maio consegui uma foto da fêmea, e no dia 03 uma foto do macho. Vejam abaixo... ainda irei tentar outras.